quarta-feira, 22 de agosto de 2012

FICHA TÉCNICA da Pista Permanente de Orientação Herois da Lapa


NOME - O nome Pista Permanente de Orientação Herois da Lapa é alusivo à designação histórica da 5ª Região Militar - 5ª Divisão de Exército / Região Herois da Lapa.

MAPA - Mapa de orientação pedestre (simbologia conforme ISOM 2000), escala 1:10.000, equidistância vertical 5 metros, formato A4 vertical. Além da totalidade da área do aquartelamento do Pinheirinho, o mapa inclui as vias públicas e parte das áreas privadas no entorno a fim de contextualizar a PPO e de permitir a realização de corridas mistas (orientação e de rua) com mapa tanto dentro do aquartelamento quanto nas imediações.

IMPRESSÃO - Offset a quatro cores, em papel couché 115g/m2, processo CTP a partir de arte final em 600dpi.

EXTENSÃO - O aquartelamento do Pinheirinho possui aproximadamente 2,2km no sentido norte-sul e no sentido leste-oeste sua extensão varia entre 0,7 e 1,1km (direções magnéticas em 2012).

ÁREA - Área total de aproximadamente 185 hectares (1,85km2). 

LOCALIZAÇÃO - Rua 31 de março, sem número, Bairro do Pinheirinho, Cidade de Curitiba, Estado do Paraná, O acesso ao aquartelamento e à PPO encontra-se na latitude 25°31'39.81"S, longitude  49°18'12.98"O (datum WGS84). Sinalizando a existência da PPO HEROIS DA LAPA, há um marco comemorativo próximo à guarida de entrada.



MAPEADORES - 1º Sargento de Cavalaria Luciano SANTOS da SILVA (Exército Brasileiro  / QG 5ªRM-5ªDE) e Prof. M.Sc. RAUL M. P. Friedmann (UTFPR / Câmpus Curitiba) em junho, julho e agosto de 2012.

REVISORES LOCAIS - 1º Tenente SÉRGIO LUIZ de Oliveira (Colégio Militar de Curitiba / Clube de Orientação Gralha Azul) e Prof. Dr. LUIS Augusto Köenig Veiga (Universidade Federal do Paraná / Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - Coordenador).

REVISOR GERAL - Prof. László ZENTAI, Ph.D. / Eötvös Lórand Univesity - Department of Cartography and Geoinformatics.

VERSÕES ANTERIORES DE MAPAS DE ORIENTAÇÃO NA ÁREA DO QUARTEL GENERAL DA 5ªRM-5ªDE - Sargentos Jaime DEMARCHI, Marcelino JAQUES e NELSON Gorges (1999 / uso geral interno) e 1º Sargento GELSON Luiz Togni (2009 / CMOC e 2011 / uso geral interno).

CONTROLES - Ponto de partida, ponto de chegada e mais 100 controles fixos, sendo 25 em cada categoria (N/B/A/E). Os controles são materializados no terreno por antigos dormentes ferroviários posicionados verticalmente, sendo cada dormente dotado de uma placa-prisma com picotador numa das faces, placa-prisma sem picotador na face oposta e seta indicadora da direção Norte Magnético no topo. A classificação do nível de dificuldade considera apenas o controle e suas imediações, sem considerar possíveis pernas envolvendo outros controles.


CRITÉRIOS DE CODIFICAÇÃO DOS CONTROLES - Controles numerados com 3 dígitos, onde a centena indica o nível de dificuldade e os demais dígitos a ordem dentro de cada categoria. Controles N numerados de 101 a 125, controles B de 201 a 225; controles A de 301 a 325, controles E de 401 a 425.

CRITÉRIOS DE NUMERAÇÃO DOS CONTROLES NO MAPA - As linhas de norte magnético dividem o mapa em colunas. Para cada nível de dificuldade, (1) a numeração dos controles começa na coluna mais à esquerda.  Dentro de cada coluna, (2) a numeração cresce numa varredura da esquerda para direita e de cima para baixo e (3) continua com o mesmo critério nas colunas seguintes (ver figura abaixo, que reproduz o canto superior esquerdo do mapa). Isto minimiza o fator sorte na localização dos controles no mapa.




HARDWARE DO CONTROLES - Placas-prisma e setas de norte em chapa de aço galvanizado com pintura eletrostática a pó (epóxi). Placas-primas com código de identificação do controle, palavra-chave, picotador mecânico e repetição do padrão de picote para conferência e reserva técnica. Controles materializado no terreno por antigos dormentes ferroviárias de bitola estreita (tipicamente 2,00m), posicionados verticalmente com 1,30m acima do solo e 0,70m enterrado). Gancho tipo olhal fixado no topo do dormente para usos eventuais (por exemplo, colocação de picotadores adicionais em corridas com grande número de participantes ou de mapas em treinos tipo corridas de memorização).






COORDENAÇÃO LOCAL - 1º Sargento de Cavalaria Airton PIANI Frescura.

PROPOSIÇÃO E COORDENAÇÃO GERAL DOS TRABALHOS - Prof. M.Sc. RAUL M. P. Friedmann / UTFPR Câmpus Curitiba.

REALIZAÇÃO - Quartel General da 5ª Região Militar - 5ª Divisão de Exército em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná / Câmpus Curitiba da e com o Centro de Desenvolvimento Regional do CISM para as Américas.

AUTORIZAÇÃO - General-de-Divisão Williams José SOARES, Comandante da 5ª Região Militar - 5ª Divisão de Exército, em junho de 2011. 

INAUGURAÇÃO - Terça-feira, 21 de agosto de 2012, em formatura especial no Campo de Parada, seguida de corrida de orientação e almoço comemorativo.

AGRADECIMENTOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário