quarta-feira, 5 de março de 2014

Quadro Sinóptico da ISSOM 2007 (Especificação Internacional para Mapas de Orientação Sprint)

A ISSOM 2007 (International Specification for Sprint Orienteering Maps / Especificação Internacional para Mapas de Orientação Sprint) é a simbologia padronizada pela IOF (International Orienteering Federation / Federação Internacional de Orientação) em âmbito mundial.

A imagem que se segue contém um quadro sinóptico com todos os símbolos da ISSOM 2007, a norma empregada em orientação sprint.  Ele foi editorado por mim (Prof. RAUL / UTFPR) para uso geral em atividades de ensino e treinamento de orientação. O quadro sinóptico foi revisado pelo Prof. László ZENTAI, que foi presidente do Comitê de Mapas da IOF e que também presidiu os grupos de trabalho que elaboraram a ISOM 2000 e a ISSOM 2007.


Para atividades didáticas com orientistas iniciantes, a plastificação desta simbologia é uma boa opção para aulas de campo.

Uma versão do quadro em formato de arquivo PDF e exatamente no tamanho A4 será distribuída  via e-mail aos orientistas de todo o Brasil "e nações amigas" com a colaboração do capitão Dmterko, grande divulgador de assuntos relacionados à orientação, a quem o blog e este autor agradecem antecipadamente a sempre oportuna colaboração.

3 comentários:

  1. Parabéns Professor! Trabalho árduo que resultará em novos orientistas. Pessoas totalmente integrantes ao meio em que vivem. Prossiga na missão...o aguardamos em João Pessoa. Forte abraço! Rogério.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Prof. Raul, pessoas como o senhor é que dignificam o esporte, forte abraço dos paraibanos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa Prof. Raul orientação sempre...

    ResponderExcluir